segunda-feira, 30 de abril de 2012

Jesus, homem e Deus


Seja bem vindo!!!
Dando continuidade a formação dos crismandos, neste ultimo final de semana, o encontro foi sobre Jesus, Homem e Deus.




Jesus Cristo: Perfeitamente homem!      
A verdade com respeito à Pessoa do Senhor Jesus, Filho de Deus, é simples e profunda. Ela se encontra revelada na Palavra de Deus, e podemos conhecê-la mediante a revelação que nos é dada pelo Espírito Santo. Há que se considerar que esta revelação sobrepuja a inteligência humana; a fé, contudo, se apropria das declarações da Sagrada Escritura.

CRISTO NA ETERNIDADE, ANTES DO TEMPO

O Deus eterno:

- “No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1). – “…pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus” (Filipenses 2:6).
Desde a eternidade, antes do tempo, Deus o Filho já existia (ou “era”). Ele, portanto, é sem início, existe eternamente, e é tão elevado e digno de honra como Deus o Pai e Deus o Espírito Santo.
-“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (João 1:18).
-“Tu és o cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16).
-“. . .me amaste antes da fundação do mundo” (João 17:24).
Cristo é Filho desde toda a eternidade. Mas o fato dEle ser Filho não implica um começo nem uma posição inferior à do Pai. Ele é, como já foi dito, igual a Deus e de uma existência eterna. Desde a eternidade Ele era o objeto do amor do Pai – É o “Filho do seu amor” (Colossenses 1:13).

CRISTO NO TEMPO SOBRE A TERRA, E AGORA NO CÉU
 
O Filho eterno de Deus:

-“Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo” (1 João 4:9).
-“A si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo” (Filipenses 2:7).
-“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1:14).
-“Mas acerca do Filho [diz]: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre” (Hebreus 1:8).
Quando o Filho de Deus se tornou homem, ocultou a glória de Sua divindade. A si mesmo se esvaziou; do contrário, o homem não teria suportado Sua presença (Êxodo 33:20). Apesar disso, permaneceu sempre como o Filho eterno de Deus. Como tal, é eternamente onipresente (João 1:18), onisciente (João 18:4) e onipotente (João 18:6). Ele permanece Deus depois de Sua ressurreição e ascensão, e por toda a eternidade.
O Filho de Deus, gerado pelo Espírito Santo:

-“Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei” (Salmo 2:7)
-“Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus” (Lucas 1:35).
O fato de que o Senhor Jesus tenha sido gerado por Deus o Espírito Santo é também uma razão para que seja chamado Filho de Deus. Tal como havia sido anunciado no Antigo Testamento, Maria assim O recebeu (Lucas 1:35), Natanael O reconheceu (João 1:49), o cego de nascimento O adorou (João 9:35-38), e Tomé dirigiu-se a ele depois de Sua ressurreição (João 20:28).

JESUS, PERFEITAMENTE HOMEM:

1) Um homem que nasceu e viveu aqui na terra
-“Ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura” (Lucas 2:7).
-“O Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10).
Há 2000 anos, o Filho de Deus veio a ser de fato homem em Belém. Tinha um espírito humano (João 13:21), uma alma humana (12:27) e um corpo humano (2:2 1).
Teve fome (Mateus 21:18), esteve cansado (João 4:6). Como homem, tinha que andar de um lugar para outro (João 4:4) por mais que, como Deus, fosse sempre onipresente. Em Marcos 13:32 está escrito que nem os anjos, nem mesmo o Filho conhecem o dia e a hora da vinda do Filho do homem. Ele disse isso como homem na posição de Servo e de Profeta. Como Deus, contudo, é onisciente. Estas coisas vão além de nosso entendimento humano, mas a fé O considera como sendo perfeitamente homem, sem esquecer jamais que é, ao mesmo tempo, eternamente Deus.

2) Um homem semelhante a nós, mas sem pecado

-‘Nele não existe pecado” (1 João 3:5).
Exteriormente, o Senhor Jesus não se distinguia dos demais homens, nos quais habita o pecado (Romanos 8:3). Contudo, nEle não existe pecado. Não podia pecar nem cometeu pecado algum. Por isso, o céu se abriu duas vezes sobre Ele, no princípio e no final de seu ministério como homem aqui na terra. “Foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo (Marcos 1:11; veja também 9:7).

3) Um homem que morreu e ressuscitou

-“Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir” (João 10:17).
Jesus foi até o Gólgota e, como homem, deixou Sua vida. Sabemos porquê! Ali cumpriu a obra da redenção a fim de que pudéssemos ser salvos. Realmente morreu. Quanto a Seu espírito e alma, entrou no paraíso (Lucas 23:43); quanto a Seu corpo, foi colocado na sepultura (João 19:42). Depois de três dias, ressuscitou corporalmente. Como homem ressuscitado, foi visto por Cefas, logo pelos doze, e depois por mais quinhentos irmãos de uma só vez (1 Coríntios 15:5-6).

4) Um homem no céu por toda a eternidade

-“Sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem” (Ap 14:14).
-“Então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (1Coríntios 15:28).
Depois de Sua ressurreição, Jesus subiu ao céu. Agora está ali assentado, como homem glorificado, no lugar mais elevado, à destra de Deus. Como homem, voltará para levar Consigo os Seus e introduzi-los na casa do Pai. Logo aparecera ao mundo em glória.
Como homem, exercerá o juízo (Apocalipse 14:14) e, segundo 1Co 15:28, vemos claramente que permanecerá homem eternamente. Como homem, o Filho se sujeitará a Deus por toda a eternidade.
Podemos dizer que deixou Sua vida como homem pelo poder de Deus. Também pelo mesmo poder divino ressuscitou como homem. Por último, pelo poder de Deus subiu ao céu (Efésios 4:10). E agora está assentado à direita da Majestade, como homem glorificado, nas alturas (Hebreus 1:3).

RESUMO

O Senhor Jesus é Deus eternamente, sem princípio, tão elevado como Deus o Pai. Era e é o Filho eterno, em comunhão de amor com o Pai. Tornou-Se verdadeiro homem como nós, mas era sem pecado; não cometeu pecado nenhum. Está fora de todo alcance do pecado, porque é santo. Permanece eternamente homem.
Estas são verdades fundamentais das Sagradas Escrituras. Não somente algumas passagens confirmam isso, mas toda a Palavra de Deus. Tal é a doutrina de Cristo. (2 João 7-11).

Se você ficou com alguma duvida sobre o tema, nos envie um e-mail
webcrismascj@gmail.com

Paz e Fogo

Charles Caribé
Coordenador Paroquial Pastoral do Crisma SCJ

sábado, 28 de abril de 2012

6º Encontro - Os Pecados Capitais

A Paz de Cristo,

Estamos de volta ao nosso Crisma Paroquial e como sabemos a cada semana sendo formados e de forma simples mas especial, são abordados diversos temas onde iremos conhecer ou aprofundarmos ainda mais a cada assunto. O tema do nosso 6º encontro muito comum em nossa sociedade mas que muitas vezes passa despercebido em nosso dia a dia, falamos sobre os:

SETE PECADOS CAPITAIS

Os sete pecados capitais são atitudes humanas contrárias às leis divinas. Foram definidos pela Igreja Católica, no final do século VI, durante o papado de Gregório Magno.

São eles:


1. Luxúria: apego e valorização extrema aos prazeres carnais, à sensualidade e sexualidade; desrespeito aos costumes; lascívia.



2. Gula: comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano.



3. Avareza: apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens materiais e de acumular riquezas.



4. Ira: raiva contra alguém, vontade de vingança.



5. Soberba: manifestação de orgulho e arrogância.



6. Vaidade: preocupação excessiva com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros.



7. Preguiça: negligência ou falta de vontade para o trabalho ou atividades importantes.


É para ficarmos ligados, na correria de nossa vida cometemos vários pecados e não damos conta que estamos indo contra a Palavra de Deus!!!

Vigiai e Orai


Pax & Louvor
Priscila Coelho
(Coordenadora Paroquial do Crisma - SCJ)

domingo, 15 de abril de 2012

Os Dez Mandamentos


Olá irmãos em Cristo,

Nosso 5º Encontro tratou de um assunto muito importante para nós católicos, Os Dez Mandamentos.




Confira a video palestra do Prof. Felipe Aquino sobre este tema.






E você, anda cumprindo os mandamentos do Senhor?  Confira detalhamente quais as ações que nos levem ao pecado e contra os mandamentos.


1. Amar a Deus sobre todas as coisas
  • Duvidei da existência de Deus;
  • Reneguei ou abandonei a Deus, deixei de rezar;
  • Tratei Deus como um objeto e não como Senhor e Pai;
  • Desconfiei de Deus, culpe-O nos momentos de sofrimento ou na doença;
  • Não acreditei na sua misericórdia, no seu amor e na sua providência;
  • Revoltei-me contra Deus;
  • Zombei de Deus e da Igreja (papa, bispos, padres, Nossa Senhora, santos...);
  • Fui negligente, incrédulo, indiferente à ação de Deus;
  • Fui ingrato, tíbio;
  • Fui preguiçoso;
  • Envolvi-me com superstição, espiritismo, umbanda, macumba, maçonaria, cartomante, magia, benzedeiras, advinhos, horóscopos;
  • Fiz consagrações, passes, controle mental, terapias orientais;
  • Adorei ou invoquei a satanás, a espíritos maus e dos mortos;
  • Acreditei em reencarnação;
  • Coloquei as coisas (riquezas, prazeres, poder...) ou pessoas acima de Deus;
  • Profanei os sacramentos ou as ações litúrgicas;
  • Pratiquei simonia (compra e venda de realidades espirituais);

2. Não pronunciar o nome de Deus em vão

  • Pronunciei o nome de Deus em vão (por brincadeira ou brigas);
  • Fiz promessas usndo o nome de Deus;
  • Blasfemei, roguei pragas, lancei maldições;
  • Jurei falso;
  • Não cumpri as promessas que fiz a Deus;
  • Usei o nome de Deus como mágica;

3. Guardar domingos e festas

  • Faltei à Missa aos domingos e dias santos por preguiça ou indiferença;
  • Obriguei outros a trabalharem sem justa causa em dia santo ou domingo;
  • Comunguei em pecado mortal;
  • Trabalhei nesses dias por ambição ou interesses pessoais;
  • Cheguei na Missa atrasado só para comungar;
  • Conversei ou me distraí durante a Missa;

4. Honrar pai e mãe

  • Desonrei meus pais, entristecendo-os, desejando-lhes mal;
  • Desobedeci a meus pais ou superiores;
  • Zombei de pessoas pobres, idosos, deficientes;
  • Neguei ou desprezei a meus pais, aos velhos e doentes;
  • Fui impaciente, bruto, estúpido, causei escândalo a meus pais (ou filhos);

5. Não matar

  • Expus a minha vida ao perigo;
  • Atentei contra a vida do próximo e contra a minha;
  • Tentei suicídio;
  • Dirigi embriagado ou abusei no volante;
  • Pratiquei ou aconselhei a prática do aborto;
  • Coloquei a minha saúde em perigo (com alimentação, bebidas, drogas ou remédios);
  • Injuriei os outros;
  • Desejei a minha morte ou do próximo;
  • Tive raiva ou ódio do meu semelhante;
  • Conservei inimizades;
  • Pus em perigo a minha vida espiritual (ou a dos outros) com palavras, omissões, atitudes exageradas);
  • Espanquei, feri ou matei alguém;
  • Mandei matar ou aconselhei a morte;

6 e 9. Não pecar contra a castidade e Não desejar a mulher do próximo

  • Despi-me com malícia diante dos outros;
  • Pratiquei a masturbação;
  • Pratiquei relação sexual com animais;
  • Pequei contra a castidade com pensamentos e olhares maliciosos, desejos, cobiça, toques, cinemas, revistas e filmes pornográficos, trajes, bailes, piadas imorais;
  • Pratiquei estupro;
  • Procurei ocasiões de pecado;
  • Incentivei a pedofilia 9relação sexual com crianças);
  • Tive relações sexuais fora do casamento;
  • Cometi adultério;
  • Pratiquei homossexualismo;
  • Realizei namoro avançado;
  • Desejei a mulher (ou homem) do(a) próximo;
  • Tenho relações sexuais com minha esposa ou esposo de maneira animalesca (anal, oral, com filmes pornográficos);
  • Pratiquei o incesto;
  • Busquei métodos não naturais e ilegais para gerar filhos;

7 e 10. Não furtar e Não cobiçar as coisas alheias

  • Furtei coisas ou dinhero (de meus pais ou de outros).
  • Cobicei as coisas alheias.
  • Desviei dinheiro público.
  • Comprei objetos sabendo que eram furtados.
  • Causei prejuízo a alguém.
  • Explorei a outros no comprar ou vender.
  • Fui desonesto no meu trabalho, enganei.
  • Fiquei com coisas achadas sem procurar o dono.
  • Planejei algum furto.
  • Não paguei minhas dívidas.
  • Não fui fiel às leis trabalhistas.
  • Não paguei os impostos.
  • Tomei algo emprestado e não devolvi. Fui invejoso, ávido, cúpido (cobiçoso).

8. Não levantar falso testemunho

  • Menti, fofoquei, difamei (falei mal dos outros).
  • Fiz juízos falsos e temerários.
  • Semeei discórdia.
  • Provoquei inimizades.
  • Violei segredos ou cartas alheias.
  • Dei falso testemunho.
  • Sou crítico e mexeriqueiro, gosto de ouvir falar mal dos outros.
  • Pratiquei a maledicência.

Mandamentos da Igreja

  • Participei das Missa inteiras, aos domingos e dias santos de guarda.
  • Confessei-me, ao menos, uma fez por ano.
  • Comunguei ao menos pela Páscoa da Ressurreição.
  • Jejuei e me abstive de carne conforme manda a Santa Igreja
  • Paguri o dízimo conforme o costume.
Fonte: Canção Nova.com


Paz e Fogo!

Charles Caribé
Coordenador Paroquial Pastoral Crisma SCJ

domingo, 8 de abril de 2012

A Bíblia, nosso 3º e 4º encontro

Olá Amados, a paz!!!

A Palavra de Deus é o maior tesouro deixado por Ele Próprio a nós...é algo que precisa ser estudado e amado a cada dia, em dois encontros é impossível descrever tantas graças e mergulhar profundamente em seu conteúdo, por isso a necessidade de leitura e vivencia dia após dia, porém resumindo um pouco da história da Bíblia foram abordados assuntos no qual não podemos deixar de saber, isso ainda mais para aumentar nossa fé e despertar em nós a sede por buscar cada vez mais a Palavra de Deus para nós!

Segue aí:

A Bíblia é formada pelos seguintes livros:

  • Antigo Testamento: Gênese, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 1Samuel, 2Samuel, 1Reis, 2Reis, 1Crônicas, 2Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, 1Macabeus, 2Macabeus, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes (ou Coélet), Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácida), Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
  • Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos dos Apóstolos, Romanos, 1Coríntios, 2Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1Tessalonicenses, 2Tessalonicenses, 1Timóteo, 2Timóteo, Tito, Filêmon, Hebreus, Tiago, 1Pedro, 2Pedro, 1João, 2João, 3João, Judas e Apocalipse.
Portanto, o Antigo Testamento é formado por 46 livros e o Novo Testamento reúne 27 livros.
A Bíblia foi escrita em três línguas diferentes: o hebraico, o aramaico e o grego (Koiné). Quase a totalidade do Antigo Testamento foi redigida em hebraico, embora existam algumas palavras, trechos ou livros em aramaico e grego. Quanto ao Novo Testamento, este foi completamente redigido em grego - a única exceção parece ser o livro de Mateus, originariamente escrito em aramaico, contudo esse original foi perdido de maneira que resta-nos hoje a versão em grego.
Quanto ao Antigo Testamento, a Bíblia protestante possui sete livros a menos que a Bíblia católica. Ocorre que a Igreja Católica, desde o início, utilizou a tradução grega da Bíblia chamada Septuaginta ou Versão dos Setenta (LXX). Essa tradução para o grego foi feita no séc. III AC, em Alexandria (Egito), por setenta e dois sábios em virtude da existência de uma grande comunidade judaica nessa cidade que já não mais compreendia a língua hebraica. Na época em que foi feita essa tradução, a lista (cânon) dos livros sagrados ainda não estava concluída, de forma que essa versão acabou abrigando outros livros, ficando mais extensa. Essa foi a Bíblia adotada pelos Apóstolos de Jesus em suas pregações e textos: das 350 citações que o Novo Testamento faz dos livros do Antigo Testamento, 300 concordam perfeitamente com a versão dos Setenta, inclusive quanto às diferenças com o hebraico.
Por volta do ano 100 DC, os judeus da Palestina se reuniram em um sínodo na cidade de Jâmnia e estabeleceram alguns critérios para formarem o seu cânon bíblico. Esses critérios eram os seguintes:

  1. O livro não poderia ter sido escrito fora do território de Israel.
  2. O livro não poderia conter passagens ou textos em aramaico ou grego, mas apenas em hebraico.
  3. O livro não poderia ter sido redigido após a época de Esdras (458-428 AC).
  4. O livro não poderia contradizer a Lei de Moisés (Pentateuco).
Assim, os livros escritos por aquela enorme comunidade judaica do Egito não foram reconhecidos pelo sínodo de Jâmnia, por causa de seus critérios ultranacionalistas. Também em virtude desses critérios, o livro de Ester - que em parte alguma cita o nome de Deus - foi reconhecido como inspirado mas somente a parte escrita em hebraico; os acréscimos gregos, que incluíam orações e demonstravam a real presença de Deus como condutor dos fatos narrados, foram completamente desprezados, deixando uma lacuna irreparável.
Os livros não reconhecidos pelo sínodo da Jâmnia e que aparecem na tradução dos Setenta são tecnicamente chamados de deuterocanônicos, em virtude de não terem sido unânimemente aceitos. São, portanto, deuterocanônicos no Antigo Testamento os seguintes livros: Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, 1Macabeus e 2Macabeus, além das seções gregas de Ester e Daniel.
Com a dúvida levantada pelo sínodo de Jâmnia, alguns cristãos passaram a questionar a inspiração divina dos livros deuterocanônicos. Os Concílios regionais de Hipona (393), Cartago III (397) e IV (419), e Trulos (692), bem como os Concílios Ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870), confirmaram a validade dos deuterocanônicos do Antigo Testamento, baseando-se na autoridade dos Apóstolos e da Sagrada Tradição.
Da mesma forma como existem livros deuterocanônicos no Antigo Testamento, também o Novo Testamento contém livros e extratos que causaram dúvidas até o séc. IV, quando a Igreja definiu, de uma vez por todas, o cânon do Novo Testamento. São deuterocanônicos no Novo Testamento os livros de Hebreus, Tiago, 2Pedro, Judas, 2João, 3João e Apocalipse, além de alguns trechos dos evangelhos de Marcos, Lucas e João.
Com o advento da Reforma Protestante, os evangélicos - a partir do séc. XVII1 - passaram a omitir os livros deuterocanônicos do Antigo Testamento. Alguns grupos mais radicais chegaram - sem sucesso - a tentar retirar também os livros deuterocanônicos do Novo Testamento. É de se observar, dessa forma, que caem em grande contradição por não aceitarem os deuterocanônicos do Antigo Testamento enquanto aceitam, incontestavelmente, os deuterocanônicos do Novo Testamento.

1 O próprio Lutero (fundador da Reforma) traduziu e publicou, para a língua alemã, os livros deuterocanônicos do Antigo Testamento.



É isso aí Amados...quando mais conhecemos mais nos apaixonamos, por isso, busque, aprenda, conheça e se enriqueça de bençãos em sua vida através da Palavra de Deus que é Luz para nosso caminho!

Pax & Louvor
Priscila Coelho
(Coordenadora Paroquial de Crisma -SCJ)